Que corre sangue italiano nas minhas veias, nem preciso dizer, basta ver meu sobrenome "Iacobelli",e a base da minha alimentação , idem , sempre com massas,pizzas,doces italianos,e entre eles a Panna Cotta, que significa, nata cozida...e falando assim..."eca"...parece ruim, mas é delicioso e delicado.Tive também a oportunidade de provar na Itália, quando estive lá...e o sabor é inigualável...suave, macia.Então eu, que já adorava um pudinzinho,aderi totalmente a sobremesa.De lá pra cá vinha tentando fazê-la à moda italiana, mas mesmo com tantas receitas diversas...tenta uma coisa,tenta outra e nada se assemelhava, mesmo porque aqui é feito com creme de leite e das variações que existem,nada consegue se igualar...só descobri um lugar até hoje que vende a nata mesmo, mas é longe de casa...deu certo fiz umas duas vezes ficou divino.Mesmo assim, via na internet as fotos maravilhosas, e feitas com o creme de leite e mais uma vez resolvi tentar fazer com uma receita nova ,de um livro conceituadíssimo de culinária e não é que deu certo?
Vamos a ela:
300 g de creme de leite fresco , 300 g de leite integral , 125 g de açúcar, 5 g de gelatina em pó(para ficar mais macia) e 7g (para mais firme) , 1 colher(chá) de essencia de baunilha .
Aqueça o leite,o creme de leite e o açúcar, até que dissolva completamente.Não pode deixar ferver, para que a gelatina não perca sua função.Coloque a gelatina na água,25 ou 35 g de água,de acordo com aquela tabelinha da gelatina e deixe que ela absorva toda água.
Infelizmente essa receita tem que ser feita nas medidas exatas, porque depois de tantas tentativas, posso afirmar que qualquer mudança, não ficará deliciosamente igual a original .
Desligue o fogo e misture a gelatina ao creme, mexendo até dissolver completamente.Só depois junte a baunilha.
Coloque em forminhas,pode ser a de empadas mesmo, mas as maiores, e leve para gelar até ficar firme.
Na hora de servir, desenforme e jogue uma calda ,que pode ser de chocolate, caramelo ou frutas vermelhas.
Para uma festa, voce pode fazer em uma forma dessas de silicone maior e desenformar da mesma forma.
A calda de frutas vermelhas pode ser feita com 1/2 xícara(chá )de amora,
1/2 xícara(chá) de framboesa e 1/2 xícara(chá) de açucar.Pode usar variar com morangos, cerejas, acerolas.
Misture todos os ingredientes e coloque em fogo baixo,mexendo de vez em
quando e quando estiver com uma consistencia meio rala,ou quando começar a ferver, pode desligar e deixe esfriar.
Com toda certeza,será o diferencial de um jantar,pois não é uma sobremesa comum e o sabor...hummmmm.
Experimente!!!
Gosto da criação ,do toque pessoal de tentar novos sabores. Todo cozinheiro tem prazer em preparar suas poções mágicas com sabores e aromas, integrados ao amor que se coloca em cada prato. Afinal...todos os caminhos de uma casa nos levam até a cozinha...e como é gostoso ficar por lá!!
Torne-se membro... Ter voce por aqui é um prazer !!!
quarta-feira, novembro 30, 2011
Panna Cotta
Postado por
Meg...(Saboreando)
às
22:25
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Diga o que achou desse prato...