Torne-se membro... Ter voce por aqui é um prazer !!!

segunda-feira, novembro 19, 2012

Bacalhau à Lagadeiro



Mais um prato delicioso que com a chegada das festas de Final de Ano posso pensar em fazer.São tantas delícias que fico na dúvida na hora de elaborar o Cardápio...esse com certeza é divino,apesar de só ter feito 1 vez ,o sabor e o perfume ainda estão bem fresquinhos na minha memória...
O bom de tudo é que fazer um prato com bacalhau é mais fácil do que parece...o pior é dessalgar...várias etapas, mas nenhum bicho de sete cabeças...no mais não tem muito segredo.
Para esse à, Lagadeiro,uso 1 kg de bacalhau,e divido em 3 postas grandes,mas podem ser postas menores,algumas batatas bolinha com a casca(quantidade a gosto),500ml de azeite para grelhar o bacalhau,
50g de alho descascado,azeite extra virgem, 100g de farinha de trigo, 150g de brócolis cozido no vapor, salsinha picada,tiras de pimentão verde, tiras de pimentão vermelho, azeitonas sem caroço, ¹/² cebola em rodelas.
Bata no liquidificador, metade dos dentes de alho com um pouco de  azeite extra virgem e deixe descansando por uns 2 a 3 min.Reserve.
Coloque as batatas em uma panela com água e sal, para dar uma pré cozinhar .Retire-as quando estiverem al dente  e reserve.
Em uma panela coloque o azeite extra virgem e as postas de bacalhau para grelhar.A quantidade de azeite tem que ser suficiente para que chegue pelo menos na metade da altura das postas e frite rapidamente dos dois lados por igual.Retire e reserve.
Pré aqueça o fogo bem baixinho e antes de colocar as postas para fritar ,passe-as no alho descansado no azeite e polvilhe por cima a farinha ,como se fosse empaná-las.Depois , com cuidado, coloque-as na panela, quase quente, para que não espirre óleo.Regue-as por cima com o próprio azeite, para selar as postas e aumente um pouco o fogo , mas não totalmente alto(isso mudará o sabor do azeite).Frite até dourar e com cuidado, vire, para dourar do outro lado por igual.Cuidado ao retirar, para que a posta não se quebre.Retire e já coloque no prato onde será servido, ou em pratos individuais.
Na primeira panela ,onde foi frito o bacalhau, frite alho em lâminas até dourarem ,retire.faça o mesmo com a cebola e com o azeite que sobrou, junte o restante do alho descansado no azeite e dê uma refogada rápida no brócolis.Reserve e faça o mesmo com as batatas ,apenas para que doure a casca, retire e coloque em papel toalha para retirar o excesso.Coloque o papel toalha por cima das batatas e dê um soquinho, de leve,para que se rachem.
Monte o prato com as postas do bacalhau frito, o brócolis refogado e as batatas rachadinhas ao lado. Deite ao lado, as tiras de pimentão também passadas pelo azeite(como não me fazem muito bem, não coloquei) e por cima das postas a cebola e o alho fritos.
Coloque algumas azeitonas verdes sem caroço e na hora de servir regue com azeite.
Nesse caso eu dispenso o arroz, fico só com esses acompanhamentos que dispensam qualquer outro.
Bjs e Bom Apetite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diga o que achou desse prato...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Coma alguma coisa doce todo dia...se for uma fruta...melhor!!

Coma alguma coisa doce todo dia...se for uma fruta...melhor!!

Tudo junto e misturado...

Ah...Felicidade

Ah...Felicidade

Só gostosuras...

Só gostosuras...

Só não esqueça do Cafezinho...

Só não esqueça do Cafezinho...