Torne-se membro... Ter voce por aqui é um prazer !!!

segunda-feira, novembro 28, 2011

Chester com pasta de Avelãs e farofa de frutas

Há muitos anos atrás,procurando uma receita em meu caderninho,achei essa , que não sei de onde veio,mas como o Chester por aqui foi eleito "o franguinho do Natal",resolvi fazer  e de lá pra cá, todo ano tenho que fazer esse prato, independente de qualquer outro que resolva fazer.
Tenho uns amigos que já passaram o Natal aqui em casa  e provaram...sabem que eu sempre faço e passam aqui sempre, no dia 25, para fazer uma boquinha,porque no dia seguinte fica muito melhor...
Compre um Chester com mais de 3,5 kg , porque mesmo com as sobras....se sobrar, voce pode fazer uma ótima salada fria.Pode ser aquele que já vem temperado,mas,tanto faz.Sempre deixe que ele descongele naturalmente dentro da geladeira.Prepare na véspera  e deixe para assar no dia.
Limpe bem o Chester ,por dentro e por fora e deixa de molho na geladeira por mais ou menos 2 hs em água gelada e suco de 1 limão.
Nesse meio tempo,faça uma Vinha d'alho:
Em um recipiente coloque o suco de 1 limão,1 ramo de alecrim,1 copo de vinho branco seco,2 dentes de alho amassado,molho de pimenta,1 colher(sopa) de sal.
Voce pode colocar dentro de um saco plástico bem fechado e deixar na geladeira.Vez ou outra ,vire, para que o tempero pegue bem em todos os lados.
No dia seguinte pela manhã,tire do saco plástico e deixe sair todo o suco .Seque bem.
Peru especial de Natal passo a passoDevagar, vá soltando toda a pele do peito sem arrancá-la e besunte com a pasta de amendoas,por todo o chester inclusive por fora da pele também ,pois é essa pasta,é o que faz toda a diferença!!
Vamos a pasta:
Pegue 1 xícara(chá) de  avelãs moídas, misture sal e pimenta a gosto, 7 colheres(sopa) de manteiga,raspas  e suco de 1 limão, raspas e suco de 1/2 laranja,1 colher(sopa) de curry.Mistura tudo e leva para gelar e pegar consistencia.
Farofa de Frutas:
1 cebola ralada,derretida em 2 colheres de manteiga,vá acrescentando,1 cenoura ralada, 150 g de avelãs picadas,2 maças,verdes, picadas, 2 bananas picadas,6 ameixas pretas sem caroço,picadas, frutas cristalizadas,sementas de 2 maracujás azedos ,1/2 xícara(chá)de passas sem sementes,10 tâmaras picadas e por último 1/2 k de farinha de mandioca crua.
Na verdade, voce pode acrescentar  o tipo de fruta que quiser, inclusive as secas também.
Peru especial de Natal passo a passo
Recheie o Chester com parte da  farofa e feche com uma linha ou com palitos para que não saia,enquanto assa.
Peru especial de Natal passo a passo                                     


Peru especial de Natal passo a passoGuarde o restante para a decoração de fora ou para um acompanhamento à parte.
Além dele estar todo besuntado com a pasta ,na hora de ir ao forno, coloque também a vinha d'alho no qual ficou de molho,e asse por 1 hora com papel alumínio em forno médio.
Peru especial de Natal passo a passo
Depois tira o papel para que ele doure e vá jogando o caldo do cozimento.
Para a decoração ,pode-se acrescentar frutas sortidas, as da estação, ou ,fios de ovos.Use a criatividade e seja feliz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diga o que achou desse prato...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Coma alguma coisa doce todo dia...se for uma fruta...melhor!!

Coma alguma coisa doce todo dia...se for uma fruta...melhor!!

Tudo junto e misturado...

Ah...Felicidade

Ah...Felicidade

Só gostosuras...

Só gostosuras...

Só não esqueça do Cafezinho...

Só não esqueça do Cafezinho...