Torne-se membro... Ter voce por aqui é um prazer !!!

Sabores & Aromas por e-mail

sábado, novembro 05, 2011

Struffoli...aquele toque a mais para o seu Natal

Sou completamente apaixonada por essas bolinhas...desde pequena... e deve ser hereditário, porque minha filha menor,também é.A cada Natal, que é a época que geralmente comemos Strúffoli, disputamos uma a uma até ver o fim delas...
Bom, essa receita vem da família, que é italiana, mais exatamente do sul da Itália, de Nápoles, e que me lembro sempre ter a mesa em nossos Natais.
Falo isso porque vi minha mãe, minhas tias e minha nonna fazê-lo...não podia faltar, assim como a Pastiera que logo mais também postarei por aqui.
É uma receita de italiano, com massa pra sovar, mas que vale muito a pena, porque depois de prová-la,voce vai querer sempre fazê-la.Essa era a que aprendi com minha mãe...
300 grs de farinha de trigo(aproximadamente),3 ou 4 ovos,1 cálice de Anisete e uma pitada de sal,
50 grs de açucar,raspas de limão(1 colher de chá) e a mesma medida de raspas de laranja, umas 2 ou 3 gotinhas de essencia de baunilha e óleo para fritar.
Coloque a farinha em uma tigela e misture com o açúcar e o sal.Faça um buraco no meio e coloque os ovos,o licor e a baunilha.Sova bem devagar a massa, que deve ficar  macia.Deixe descansar por 30 min.

Faça rolinhos tipo nhoque e corte em bolinhas

Aqueça o óleo e vá fritando em pequenas porções,até ficarem douradinhos, e coloque em papel toalha até sair toda a gordura.
   
Depois de tudo frito.reserve e faça a calda...aí mora o segredo ...
Para essa quantidade, 200 grs de mel é suficiente.Deixe ferver o mel e em seguida,  jogue o cálice de licor e deixe evaporar.Jogue os struffolis nessa calda e mexa para que o mel envolva bem as bolinhas.
Jogue 100 grs de frutas cristalizadas picadinhas e 50 grs de nozes picadinhas e misture tudo bem.
A montagem pode ser feita dessa forma.Coloque um copo no meio de uma travessa grande e vá colocando os struffolis em volta,como se fosse um pudim.Vá jogando mel aos poucos,as nozes e os granulados coloridos, finalizando com o mel e o granulado.
É de comer rezando...ele fica crocante e os demais ingredientes dão aquele toque a mais...

Experimente  e nunca mais seu Natal será o mesmo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diga o que achou desse prato...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Coma alguma coisa doce todo dia...se for uma fruta...melhor!!

Coma alguma coisa doce todo dia...se for uma fruta...melhor!!

Ah...Felicidade

Ah...Felicidade

Só gostosuras...

Só gostosuras...

Só não esqueça do Cafezinho...

Só não esqueça do Cafezinho...