Torne-se membro... Ter voce por aqui é um prazer !!!

terça-feira, dezembro 06, 2011

Torta cremosa de Maçã

Existem milhões de receitas dessa torta, essa era da mami's,pra variar, porque modéstia a parte,minha mãe era uma cozinheira de mão cheia, como se diz...e como lembrança, me deixou vários caderninhos com sua receitinhas deliciosas e todas provadas e aprovadíssimas.




Essa , prima pela simplicidade...pode ser feita no processador, leva menos manteiga,do que a uma massa básica, doce e a maçã crua vai sobre um creminho feito com cream cheese, esse na verdade ,eu adaptei, mas na receita original, era com outros ingredientes.
Começa assim,faça primeiro a massa:
1 xícara de farinha , 1/4 de colher(chá) de sal , 1/3 xícara de açúcar de confeiteiro , 1/2 xícara de manteiga, cortada em pedaços pequenos.
Coloque no processador a farinha,o sal e o açúcar.Dê uma batida para juntar os ingredientes.Acrescente a manteiga e bata novamente até juntar tudo,de modo que forme uma farofa.
Coloque numa forma de fundo removível e distribua de modo que cubra toda a fôrma e as laterais também.Esse processo pode ser feito com as mãos ,mas não deixe que a manteiga derreta com o calor das mãos.Fica uma massa compacta.Cubra com papel filme e leve para gelar por 30 min.
Enquanto isso faça o creme.Primeiro vou passar a receita do cream cheese.
No mesmo processador que foi feito a massa, use para o cream cheese, use 220g,1/4 de xícara de açúcar,1 ovo grande,1/2  colher de baunilha(extrato).Bata tudo até formar um creme e reserve.
A outra opção de creme, que é da receita original, é  assim:é o Creme Patissière
Esse recheio, inclusive pode ser usado em vários doces(bombas de creme, sonho,tortas...
Bata na batedeira as 4 gemas,com 40g de amido de milho e 80g de a;çúcar, até que a mistura fique muito cremosa e clarinha(fica bem parecido com um mashmallow molinho.
Ferva 500ml de leite com a baunilha(1/2 colher de café).Vá derramando o leite ,devagar, sobre a mistura de gemas,batendo sem parar.Pode ser batido a mão também,pois não espirrará tanto líquido.
Coloque a mistura em fogo"baixo" e vá mexendo sem parar até que engrosse (como na foto) e pronto.
Retire e reserve.
As maçãs:
Coloquei em uma vasilha 4 maçãs, 2 verdes ,mais ácidas e 2 vermelhas(uso a Fuji).Tirei o miolo e a casca e cortei em fatias,não muito finas.Reguei com um pouco de limão, o suficiente para molhá-las e não escurecerem.Acrescentei 1/2 colher de canela em pó e 1/4 de xícara de açúcar branco.
Agora vamos a montagem:
Pegue a massa da geladeira e coloque o creme, que já estará frio e sobre ele, as maçãs fatiadas, ajeitadas aleatoriamente e sobre elas, algumas amendoas picadas.Essas amendoas darão uma crocancia interessante junto ao resto.
Pré aqueça o forno e asse por 10 min a 230°, em seguida, reduza para 200° por mais uns 30 min ou até dourar.
Essa torta é saborosa mesmo quentinha....sempre acompanhada de um bom cafézinho ou chá...
Sirva-se,bjs



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diga o que achou desse prato...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Coma alguma coisa doce todo dia...se for uma fruta...melhor!!

Coma alguma coisa doce todo dia...se for uma fruta...melhor!!

Tudo junto e misturado...

Ah...Felicidade

Ah...Felicidade

Só gostosuras...

Só gostosuras...

Só não esqueça do Cafezinho...

Só não esqueça do Cafezinho...