Torne-se membro... Ter voce por aqui é um prazer !!!

domingo, março 25, 2012

Pastiera di grano

A pastiera só me foi apresentada ,porque em todos os Natais e Páscoas,aqui de casa, minha mãe fazia , minha tia fazia e na maioria das casas de famílias italiana,que eu convivia,faziam e muitas ainda  fazem...acho que é uma tradição mesmo.
Eu sempre gostei de ricota, mas quando era pequena,achava estranho comer a ricota em um doce, estava acostumada a comê-la em pizzas fritas, em molhos de macarrão, mas não em doces....mas com o tempo fui gostando e até acabei aprendendo a fazer,por puro gosto mesmo pela Pastiera.

Voce precisa de 1/2 copo de trigo, 9 ovos,2 ricotas, açúcar a vontade(2 ou 3 xícaras),¹/² l.de leite para misturar com a ricota e fazer um creme,
150 a 200g de frutas cristalizadas,50 ml.água de laranjeiras.
Comece preparando parte do recheio,cozinhando o trigo com água por ¹/² hora(ir abrindo a panela).Depois,coloque ¹/² l de leite e segue cozinhando até ficar bom(secar todo o leite).Fazer um creme grosso.
Para a massa:
¹/² k de farinha de trigo, 100g de margarina ou manteiga,3 gemas,leite para amassar a massa, 1 xícara de açúcar,raspas de 1 limão(opcional) 1 colher de fermento em pó.
Para o recheio:
Bata as claras em neve , junte as gemas e siga batendo, coloque o açúcar e siga batendo,junte a ricota já amassada ,no leite com o trigo já cremoso e frio, as frutas cristalizadas e a água de laranjeiras.
Deixe o recheio sucoso.
Prepare a massa, que é tipo uma massa podre doce.Leve para assar ,por uns 5 a 10 mi em forno alto,em uma forma de fundo removível , só para dar uma pré assada na massa.Retire, coloque o recheio  e cubra  o recheio com tiras da massa e antes de retornar ao forno,pincele com uma gema .
Assim que retira do forno, salpique com açúcar de confeiteiro

Um comentário:

Diga o que achou desse prato...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Coma alguma coisa doce todo dia...se for uma fruta...melhor!!

Coma alguma coisa doce todo dia...se for uma fruta...melhor!!

Tudo junto e misturado...

Ah...Felicidade

Ah...Felicidade

Só gostosuras...

Só gostosuras...

Só não esqueça do Cafezinho...

Só não esqueça do Cafezinho...