Torne-se membro... Ter voce por aqui é um prazer !!!

sábado, março 03, 2012

Torta de Nuttella com merengue

Depois de tantos dias postando  receitas de saladas e mais pratinhos lights, resolvi chutar o balde e cair de boca em um bom doce...
Essa torta comi uma vez,viajando pela Itália com minha mãe,mais precisamente na Toscana...lá a chamam de Riciollina...e a aparencia é mais bonitinha, mas a intenção é que seja uma torta meio bagunçada, tudo meio misturado...

A massa é basicamente uma massa podre, que leva 300g de farinha de trigo integral, 150g de açúcar , 150g de manteiga , 1 colher(sopa) de fermento em pó,1 colher(café rasa) de sal, 3 ovos(1 inteiro e 2 gemas),as claras restantes reserve para fazer o merengue , 400g de Nutella, 80g de nozes(mas pode ser amêndoas,avelãs.
Misturar bem a farinha com o açúcar, o sal e o fermento.Adicione a manteiga em cubos e sove todos os ingredientes com a ponta dos dedos para formar a farofa.
Bata um ovo inteiro e duas gemas em uma tigela, em seguida, adicioná-los a mistura e continuar misturando até obter uma massa lisa e macia.
Enrole a massa em um plástico e leve para gelar por 1 hora.
Enquanto isso pré aqueça o forno a 180º.
Divida a massa em duas partes iguais.Forre uma assadeira redonda untada com manteiga e coloque a metade da massa,por cima, uma camada generosa de Nutella,por cima,polvilhe com nozes (uma camada generosa ,também).
Cubra com a outra metade da massa,feche bem as bordas e leve para assar por uns 40 min.
Nesse ínterim, faça o merengue com as claras em neve e 4 colheres de açúcar.
Bata as claras até fazer picos moles, depois acrescente aos poucos o açúcar e continue batendo até o merengue ficar firme e brilhante.
Passado os 40 min, quando a torta já estiver dourada, retire do forno e com uma colher espalhe por cima o merengue, e cos as costas da colher faça uns picos.
Com a sobra da Nutella, regue sobre o bolo e com um garfo faça desenhos desordenados sobre a torta.

Leve ao forno por mais 2 min e logo que o merengue estiver firme e ligeiramente dourado,retire do forno e deixe esfriar completamente antes de cortá-lo.
Voce não vai se arrepender por nada desse mundo...Bom Apetite,bjs.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diga o que achou desse prato...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Coma alguma coisa doce todo dia...se for uma fruta...melhor!!

Coma alguma coisa doce todo dia...se for uma fruta...melhor!!

Tudo junto e misturado...

Ah...Felicidade

Ah...Felicidade

Só gostosuras...

Só gostosuras...

Só não esqueça do Cafezinho...

Só não esqueça do Cafezinho...