Torne-se membro... Ter voce por aqui é um prazer !!!

terça-feira, fevereiro 05, 2013

Torta de Tomates



Muuuito boa essa torta!!!!Como sempre tenho tomates aqui em casa, por conta dos molhos que preparo,vez ou outra, faço para o jantar...
A receita leva tomates comuns, manjerição e queijo fontina, mas as vezes substituo  o manjericão por cebolinha com raiz e o queijo por mussarela, ou queijo minas, que fica muito bom também.
A massa é a Patê Brisée, que é uma massa para tortas super simples:
2¹/² xícaras de farinha de trigo, 200 g de gordura hidrogenada ou margarina(eu uso 100g de cada), 1 colher(chá) de sal e 1 xícara mal cheia de água gelada(ir colocando aos poucos até ficar no ponto certo).
No processador(ou vasilha), misture a farinha , a manteiga e o sal e coloque para pulsar(ou misture bem com a ponta do dedos, té formar uma farofa ).Coloque a água, aos poucos e vá pulsando até a massa ficar macia e todo unida(sem esfarelar).
Essa receita dá para duas tortas  e como essa massa pode ser congelada, sugiro que ou faça meia receita, ou se não for usar toda a massa, então congele(duração de 1 mes).
Leve para gelar por 1 hora embrulhada em um papel filme.
Depois de gelada, abra a massaem uma superfície enfarinhada, com um rolo, na espessura de 0,5 cm e forre uma forma de fundo removível.Tire os excessos da bordas e pressione bem os cantos.Leve para gelar por uns 30 minutos, para firmar.
Enquanto isso prepare o restante:
Pré aqueça o formo a 180º,Em uma folha de papel alumínio, coloque 1 cabeça de alho e 1 colher(sopa)de azeite.Embrulhe bem,para que não passe o ar .Asse por aproximadamente 45 minutos, até ficar bem dourado e macio (espete com a ponta de uma faca, para ver se já está no ponto).retire e deixe esfriar.
Aumente o forno para 230º.
Quando o alho estiver frio o suficiente para ser manipulado, esprema os dentes de alho, para retirar a casca.
Ele ficará macio como um patê.Se houver necessidade, amasse tudo cm umgarfo, para ficar uniforme.
Com a massa da torta já resfriada,espalhe a pasta de alho sobre a superfície.Sobre a pasta, espalhe 1/4 de xícara de mussarela, espalhe uns 6 a 8 tomates maduros, porém firmes(depende o tamanho do tomate) fatiados sobre toda a superfície da torta(em círculos ,começando das bordas até o meio).
Tempere com sal e pimenta do reino.Faça uma cobertura com mais ¹/² xícara de mussarela e regue com 2 colheres(sopa) de azeite.
Reduza o forno para 200º e leve para assar, por uns 45 minutos ou até dourar e os tomates ficarem macios.
Deixe esfriar antes de desenformar e coloque as ervas de sua preferencia,antes de servir, pode ser manjericão, orégano, cebolinha.
É viciante...
Bjs e Bom Apetite!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diga o que achou desse prato...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Coma alguma coisa doce todo dia...se for uma fruta...melhor!!

Coma alguma coisa doce todo dia...se for uma fruta...melhor!!

Tudo junto e misturado...

Ah...Felicidade

Ah...Felicidade

Só gostosuras...

Só gostosuras...

Só não esqueça do Cafezinho...

Só não esqueça do Cafezinho...