Torne-se membro... Ter voce por aqui é um prazer !!!

domingo, dezembro 04, 2011

Inhame-Voce conhece todas as suas propriedades?

O Inhame é um dos alimentos medicinais mais eficientes que se conhece: Limpa o Sangue, Fortalece o sistema imunológico, evita Malária, Dengue, Febre Amarela,serve de emplastro, entre tantas outras funções importantes para o nosso organismo.
Acredita-se que foi uma das primeiras plantas cultivadas no planeta.No começo do século, já se usava elixir para de inhame para tratar sífilis.Tem a propriedade de expelir do sangue as impurezas, através da pele , dos rins, dos intestinos.
Sendo riquíssimo em Zinco, que aumenta as defesas de nosso organismo, é recomendado, no oriente,principalmente, pelos médicos, para fortificar os ganglios linfáticos,que são a comissão de frente do nosso sistema imunológico.
Sua presença no sangue,permite uma reação imediata à invasão do mosquito, no caso de doenças transmitidas por eles, como a Dengue, Febre Amarela e Malária, neutralizando o agente causador da doença, antes que ele se espalhe pelo corpo.
Uma vantagem sobre a batata, por exemplo, é que é nativo e encontra-se com fartura pois é facilmente cultivado em lugares úmidos e ao invés de apodrecer,ele brota e mais inhames crescem...
Para as mulheres é importantíssimo,pois aumenta a fertilidade ,porque contém fitoestrógenos, hormonios vegetais importantes na menopausa  e após.
É também um ótimo emplastro para tudo: furúnculos,quistos sebáceos,verrugas,unha encravada,farpas,cacos de vidros,que entram nas mãos ou nos pés,espinhas, desinflama cicatrizes...elimina o sangue pisado de contusões,abcessos e tumores.
Pode ser usado imdiatamente após fraturas ou queimaduras para evitar inchaço e dor, e ainda em processos inflamatórios de hemorróidas, apendicites, artrites,reumatismos, sinusites, pleurisias, nevralgias,neurites,aczemas.Serve ainda para baixar febre.
Veja como é feito o Emplastro:
Descasque e rale na parte mais fina  do ralador, uma quantidade suficiente para cobrir a área afetada.
Rale também gengibre com casca,em uma proporção de dez por cento da quantidade do inhame.
Misture tudo com qualquer farinha, só para dar liga, mas deixando a pasta molhada.
Aplique sobre a região.cubra com gaze ou um paninho fino, mas nunca com plástico.Em algumas horas o emplastro seca, retire com água morna e coloque um novo.
Caso pinique,devido a um conteúdo muito alto de cristais de ácido oxálico em determinada safra,devido ao cultivo,retire, passe azeite ou óleo na pele  e recoloque.
Na culinária, também pode ser inserido em várias receitas, para fazer purê, para engrossar o caldo do feijão, para acrescentar mais vitamina ao seu suco de frutas, como patê,fazendo várias combinações de pastinhas, ou frito, tipo batata chips...e por aí vai...
Em outra postagem colocarei algumas receitinhas com inhame para que voce e sua família fiquem ainda mais saúdáveis.Até mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diga o que achou desse prato...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Coma alguma coisa doce todo dia...se for uma fruta...melhor!!

Coma alguma coisa doce todo dia...se for uma fruta...melhor!!

Tudo junto e misturado...

Ah...Felicidade

Ah...Felicidade

Só gostosuras...

Só gostosuras...

Só não esqueça do Cafezinho...

Só não esqueça do Cafezinho...