
Em uma época de final de Ano, onde sempre faço muitos Fios de ovos, para acompanhar os pratos, sobram sempre muitas claras e o que fazer com tanta quantidade...
Acabei aprendendo a fazer esse pudim de claras, a fazer suspiros e omeletes de claras , sem fim,rsrs...
Geralmente,se começa o pudim pela Calda de Caramelo, que é feito com 1 xícara (chá) de Açúcar Cristal e ¹/²xícara(chá) de água.Misture os dois e derreta na forma de Pudim(com furo no meio) até que fique da cor de Caramelo, mas cuidado para não deixar passar do ponto e queimar, senão a calda fica amarga.
Reserve.
Prepare o crocante :
Em uma panelinha, misture 1¹/² xícara(chá) de açúcar, 3/4 xícara (chá)de água,1 xícara(chá) de amêndoas torradas(pode ser amendoin também).
Misture a água e o açúcar,dissolvendo bem e leve ao fogo para cozinhar até que vire uma calda e engrosse como o caramelo da forma.Adicione as amêndoas e derrame a mistura sobre uma pedra de mármore untada(pode ser na pia mesmo,desde que esteja bem limpinha).
Deixe esfriar e quebre o caramelo em pedaços pequenos, ou bata no processador, até os pedaços diminuírem.
Para preparar o pudim, bata 12 claras em neve (em tempetarura ambiente), até obter picos moles.Vá acrescentando o açúcar(24 colheres de sopa),aos poucos e continue batendo por mais uns 10 minutos até ficar um suspiro brilhante.
Na forma caramelada, despeje metade desse suspiro,espalhe metade do crocante e cubra com o restante do suspiro.
Pré aqueça o forno a 170º e asse o pudim por uns 20 minutos.
Retire e deixe amornar para desenformar.Leve para gelar antes de servir e na hora de servir, decore com o restante do crocante de amêndoas.
Bom Apetite!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Diga o que achou desse prato...